Meio Ambiente - Terça-feira, 19 de Setembro de 2023

DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA PARTICIPA DE EVENTO COM A EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EM CAMPOS NOVOS PAULISTA.

O Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura participou nesta manhã de uma palestra sobre ILPF – INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E FLORESTA na Fazenda São Vicente no município de Campos Novos Paulista junto com a EMBRAPA.

A caravana da EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, quem vem realizando este trabalho há vários anos e já percorreu mais de 30 municípios com trabalho envolvendo a INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA E FLORESTA.

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia.

O evento de hoje que contou com técnicos e pesquisadores da EMBRAPA, além do apoio da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, sobretudo da COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TECNICA INTEGRAL – CATI-REGIONAL DE ASSIS/SP.

Onde foi relatado a importância da integração entre lavoura, pecuária e floresta, tanto para o bom desenvolvimento nutricional do solo quanto para o bem estar dos animais instalados na área.

A integração lavoura-pecuária-floresta proporciona aumento e qualidade na produção animal e vegetal e resulta em benefícios ambientais e sociais. Além disso, possibilita o aumento de áreas de plantio e produção de grãos sobre áreas de pastagens degradadas ou mesmo em áreas não especificas para plantios.