Educação - Segunda-feira, 02 de Outubro de 2023

Educação Especial, Inclusiva e Antirracista

Reunião para discutir e pensar em políticas públicas no que tange os apoios, recursos e serviços oferecidos aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, e sobre a Educação Antirracista, Indígena, de Imigrantes, A Diversidade, EJA, entre out

Educação Especial, Inclusiva e Antirracista

Nesta segunda-feira, 02, o grupo de trabalho que dialoga sobre a Educação Especial, Inclusiva e Antirracista, da Undime São Paulo, participou, na sede da Secretaria de Estado da Educação, na capital paulista (São Paulo), de uma reunião para discutir e pensar em políticas públicas no que tange os apoios, recursos e serviços oferecidos aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial, e sobre a Educação Antirracista, Indígena, de Imigrantes, A Diversidade, EJA, entre outros grupos.

Na oportunidade, os participantes debateram sobre a Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, a Regulamentação da Política de Educação Especial, o Plano Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, e a ampliação de políticas públicas e elementos para a construção de uma cultura de inclusão.

A ideia do grupo, também, é criar estratégias para, juntamente às redes, garantir projetos colaborativos para a ampliação do processo de ensino-aprendizagem de qualidade e a inclusão de todos os estudantes; promoção à acessibilidade curricular e atitudinal, instrumentos, entre outras proposições.

Para Adriana dos Santos, responsável pelo Departamento de Modalidades (DEMOD), é necessária uma reparação social pelo tempo de omissão e mudança de diversos paradigmas. “Há muita coisa a se fazer. É preciso falar sobre o assunto, formar os educadores e acolher os estudantes elegíveis! A Inclusão precisa ser olhada de perto. Precisamos pensar meios e recursos para trazer condições e avançar”.

Pela Undime São Paulo, a reunião contou com Maria Thereza Ferreira Cyrino – Secretária de Articulação da Undime São Paulo e DME de Jacareí-SP; Silvana de Sousa e Souza - Conselheira de Representantes e DME de Araçatuba-SP; Danilo Aparecido Pereira Medici dos Santos - Representante do polo regional de Assis e DME de Campos Novos Paulista-SP; Etelvina Francisca Assunção - Coordenadora da macrorregião 6 e DME de Ribeirão Grande-SP; Renata Pedroso Teberga - Representante do polo regional de Guaratinguetá e DME de Potim-SP; Mayra Caroline Rodrigues da Silva Costa - Técnica da SME de Ribeirão Grande-SP, e de Marcos Martins – Assessor Institucional Executivo da Undime São Paulo.

Pela SEDUC, a reunião teve a participação de Márcia Bernardes - Assessora Técnica de Gabinete, Adriana dos Santos - Responsável pelo Departamento de Modalidades (DEMOD), Raquel de Carvalho - Douglas de Oliveira – Técnico do Centro de Apoio Pedagógico.