Meio Ambiente - Quarta-feira, 17 de Maio de 2023

MICRODRENAGEM

LEI MUNICIPAL Nº. 700/2017 - APROVA O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

MICRODRENAGEM

O sistema de microdrenagem urbana capta as águas escoadas superficialmente e as encaminha até o sistema de macrodrenagem através das seguintes estruturas: meio-fio ou guia, sarjetas, bocas-de-lobo, poços de visita, galerias de água pluvial, tubos de ligação, condutos forçado e estações de bombeamento (quando necessário).

O município dispõe de estruturas de microdrenagem em algumas partes da área

urbana. Porém, o levantamento em planta da rede de drenagem e demais informações técnicas relativas às estruturas, tais como galerias, bocas-de-lobo, poços de visita etc., não está cadastrado ou disponível para consulta. Também não há informação sobre a manutenção e limpeza periódica do sistema de microdrenagem. Durante a visita ao município foram indicados pelo GEL os seguintes pontos críticos:

• Cruzamento das Ruas Artur Spinelli e Frei Manoel Bragdia (Ponto 1);

• Cruzamento das Ruas Treze de Maio e Presidente Castelo Branco (Ponto 2).

Estes pontos críticos estão relacionados ao escoamento superficial, que causa fortes corredeiras nas sarjetas das ruas, causando problemas na pavimentação e às vezes inundando imóveis.